Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > V Congresso Brasileiro em Organização e Representação do Conhecimento – Belém, 2019
Últimas notícias

• Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 19h40
  • Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 19h40

O Capítulo Brasileiro da ISKO  e a Universidade Federal do Pará têm a honra de anunciar o  V Congresso Brasileiro em Organização e Representação do Conhecimento a ser realizado em Belém, nos dias 02 e 03 de Setembro de 2019

TEMA:

ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO RESPONSÁVEL:  promovendo sociedades democráticas e inclusivas

Público alvo: Pesquisadores, doutores e doutorandos, mestres e mestrandos (acompanhados por um doutor) interessados em comunicar oralmente os resultados de suas pesquisas na área de organização e representação do conhecimento.

Contextualização

Em Novembro de 2015, buscando alcançar o desenvolvimento sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental de forma equilibrada e integrada, a Organização para as Nações Unidas – ONU – desenvolveu a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável com 17 objetivos e 169 metas para estimular a ação para os próximos 15 anos em áreas importantes para a humanidade e para o planeta. Compreendendo os processos e os sistemas de organização do conhecimento como responsáveis por promover instituições eficazes, sustentáveis e democraticamente inclusivas insere-se o tema do V Congresso Brasileiro de Organização e Representação do Conhecimento.

Objetivos:

• Discutir os desafios e perspectivas que se colocam para a organização do conhecimento frente às questões de tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa.
  • Contribuir para as discussões relativas ao desenvolvimento de instituições eficazes, responsáveis e transparentes;
  • Propiciar a reflexão em relação às teorias e metodologias responsáveis no âmbito da organização do conhecimento em instituições como bibliotecas, arquivos, museus, entre outras.
  • Verticalizar as discussões acerca de processos e sistemas de organização do conhecimento socialmente responsáveis e inclusivos.
  • Verificar o estado da arte da pesquisa brasileira em organização e representação do conhecimento;
  • Identificar perspectivas de interlocução científica no ambiente acadêmico brasileiro de organização do conhecimento;
  • Aprofundar as discussões relativas à construção epistemológica, ao diálogo interdisciplinar, às aplicações tecnológicas e à dimensão cultural da organização do conhecimento na atualidade;
  • Contribuir para a sedimentação da pesquisa em organização do conhecimento no Brasil, por meio da realização de um fórum científico especializado;
  • Propiciar visibilidade internacional (pela inserção no universo ISKO) da pesquisa científica em organização do conhecimento realizada no Brasil.

Subtemas:

Eixo 1: A dimensão epistemológica da organização do conhecimento
Eixo 2: A dimensão aplicada da organização do conhecimento
Eixo 3: A dimensão política e social da organização do conhecimento

As línguas oficiais do evento são português, espanhol e inglês. Não haverá tradução simultânea.

DATAS IMPORTANTES

• 24 de abril de 2019:Submissão dos trabalhos completos
  • 24 de maio de 2019:Divulgação dos resultados pela Comissão Científica
  • 24 de junho de 2019:Envio da versão final corrigida dos trabalhos via OCS (Open Conference System)

SUBMISSÕES DE TRABALHOS (CALL FOR PAPERS)

O V ISKO Brasil receberá propostas em formato de trabalhos completos que serão avaliados pelo processo Double Blind Review. Uma vez aprovado, o trabalho irá compor a agenda de apresentações orais do Congresso, bem como será publicado como capítulo de livro da coleção Estudos Avançados em Organização do Conhecimento. Os trabalhos completos devem ser elaborados de acordo com o  Template ISKO Belem 2019. As submissões deverão ser feitas exclusivamente pelo OCS (Open Conference System): isko.marilia.unesp.br até o dia 24 de abril de 2019.

Early Bird (até 14 de agosto de 2019):
R$350,00 – Associados à ISKO Brasil e Estudantes
R$400,00 – Não associados

As inscrições incluem participação, coffee break e material do Congresso

Dados para transferência bancária

Banco do Brasil (Código: 001)
Nome da conta: Sociedade ISKO Brasil
Agência: 0141-4
C/C: 70261-7
CNPJ: 10.262.169/0001-73

Endereço da Sociedade ISKO Brasil: Avenida Hygino Muzzi Filho, 737 – Prédio do Escritório de Pesquisa da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC, Unesp.  Bairro Mirante. Cep: 17.525-900. Marília, SP – Brasil.

Ficha de inscrição

Por gentileza, preencha a Ficha de inscrição e a envie juntamente com o comprovante da transferência bancária para iskobrazil@gmail.com. Os estudantes devem encaminhar também um comprovante de matrícula do ano de 2019. A inscrição estará completa após o recebimento da confirmação enviada pela tesouraria.

EQUIPE

Presidente do Congresso: Thiago Henrique Bragato Barros (Universidade Federal do Pará) thiagobarros@ufpa.br

Presidente da Comissão Ciêntífica: Natália Bolfarini Tognoli (Universidade Federal Fluminense) nataliatognoli@id.uff.br

COMISSÃO ORGANIZADORA