Estrutura Organizacional e Regimento Interno
O Arquivo Central é um órgão suplementar responsável pela implantação e desenvolvimento da política arquivística institucional e pela coordenação do sistema de arquivos da UFPA, visando a integração do programa de gestão de documentos às políticas de preservação e disseminação da memória institucional.
Para a realização dos serviços arquivísticos, o Arquivo Central conta com a seguinte estrutura organizacional:
Conforme consta no Plano de Desenvolvimento da Unidade, de maneira resumida, as competências e atribuições das subunidades são as seguintes:
- Diretoria
Realizar a gestão do órgão visando o planejamento, direção, controle e avaliação das iniciativas táticas e operacionais de acordo com os princípios estabelecidos neste PDU, buscando aprimorar a gestão arquivística e o fortalecimento do sistema de arquivos da UFPA.
- Conselho
Acompanhar o desenvolvimento das atividades do Arquivo Central de modo a auxiliar na construção democrática das políticas, programas e iniciativas para os períodos que forem definidos dentro do plano de desenvolvimento institucional da UFPA.
- Comissão Permanente de Avaliação de Documentos
Orientar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada na UFPA, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor, observando a legislação vigente.
- Secretaria Executiva
Auxiliar as subunidades na execução dos assuntos administrativos, como a elaboração de correspondências, ofícios, processos, entre outros, visando a realização eficiente das atividades e da comunicação interna do órgão e deste com as demais unidades da instituição e com a sociedade.
- Coordenadoria de Gestão Documental
Coordenar a política da gestão de documentos da UFPA visando à governança arquivística institucional sobre os documentos da fase administrativa e a manutenção do sistema de arquivos da instituição.
- Divisão de Comunicação
Realizar as atividades referentes aos serviços de protocolo institucional, observando as orientações técnicas e normativas expedidas pelo Governo Federal, bem como administrar o recebimento, distribuição e expedição de correspondências e malotes entregues pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
- Divisão de Arquivos Setoriais
Orientar e acompanhar os Arquivos Setoriais quanto aos procedimentos definidos na política de gestão de documentos da UFPA.
- Divisão de Arquivos Intermediários
Custodiar os documentos transferidos para a fase intermediária, controlar as consultas, os empréstimos, devoluções e encaminhar, após o cumprimento dos prazos de prescrição e precaução, os documentos para a guarda permanente ou para eliminação.
- Coordenadoria de Arquivo Permanente
Coordenar a política de preservação e conservação de documentos bem como dar tratamento técnico aos documentos recolhidos à guarda permanente visando a representação, difusão e acesso da informação.
- Divisão de Pesquisa e Investigação Histórica
Atender aos pesquisadores do acervo arquivístico permanente do Arquivo Central e elaborar instrumentos de pesquisas que visem auxiliar na compreensão dos contextos de produção dos documentos.
- Coordenadoria de Apoio Técnico
Contribuir para a elaboração de procedimentos que visam a informatização dos serviços arquivísticos como a mudança dos suportes documentais, implantação de sistemas de produção e tramitação de documentos, repositórios arquivísticos confiáveis, e políticas de digitalização e microfilmagem de documentos.
Para acessar o Regimento interno do Arquivo Central, clique aqui
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