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Novos processos administrativos passam a tramitar somente de forma digital a partir deste mês

  • Publicado: Quinta, 21 de Janeiro de 2021, 15h03
  • Última atualização em Quinta, 21 de Janeiro de 2021, 15h03

PAE UFPA

Em continuidade ao trabalho de implantação gradual do Processo Administrativo Eletrônico da UFPA (PAE), iniciado em outubro de 2019, a partir deste mês, janeiro de 2021, outros processos também passarão a ser tramitados de forma exclusivamente eletrônica, por meio do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). 

Na lista de processos a serem implantados em janeiro, estão: Prorrogação de Contrato de Professor por Tempo Determinado; Cessão e Requisição de servidores; Redistribuição de servidores; Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso para Atividades de Instrutoria; Estágio Probatório; Substituição de servidores investidos em cargo ou função de chefia; Progressão por Capacitação Profissional; Incentivo à Qualificação e Designação/Dispensa de função gratificada. As datas em que cada um deixará de tramitar no formato físico e passará a tramitar somente de forma eletrônica podem ser consultadas no cronograma disponível aqui

"Ao longo deste ano, serão incluídos gradualmente diversos processos. Essa modernização trará muitos benefícios. A partir dela, o servidor passará a fazer a solicitação de modo mais prático e ainda acompanhará todos os trâmites e despachos do seu processo de forma mais segura, evitando possíveis extravios e/ou danificação dos documentos. Outra vantagem do novo sistema é a redução da pressão por espaço físico para arquivar os processos”, pontua Raimundo Almeida, pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal.

A informatização dos processos é uma modernização importante, que permite que os documentos tramitem de modo mais ágil, prático e seguro. Este avanço ainda auxilia na redução de custos com material de consumo, como papel, toner, malote etc., já que dispensa a necessidade de impressão.

A responsabilidade pela implantação desta mudança é da Comissão de Implantação do Processo Administrativo Eletrônico, investida por meio da Portaria n° 4.653/2019 e alterada pelas Portarias n° 1.193/2020 e n° 127/2021. Atualmente, a comissão é presidida pela servidora Maria Suely Matias Palheta, Diretora do Arquivo Central, e composta por mais 17 servidores das seguintes unidades: Arquivo Central, Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação, Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e Assessoria de Comunicação Institucional.

Processos implantados - Além dos processos que serão implantados em janeiro, outros já estão funcionando de forma eletrônica, são eles: Aceleração da Promoção; Progressão Funcional Docente; Progressão por Mérito – TAE; Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC); e Retribuição por Titulação. Estes, por sua vez, também deixarão de ter sua abertura solicitada via Sagitta a partir de fevereiro, devendo ser incluídos diretamente pelo servidor no SIPAC, conforme Tutorial de Cadastramento de Processo Administrativo Eletrônico - SIPAC.

Para solicitar a abertura do processo eletrônico, o servidor deve efetuar login no SIPAC, selecionar a opção “Mesa Virtual” e seguir as demais etapas descritas no Tutorial de Cadastramento de Processo Administrativo Eletrônico - SIPAC. A documentação para a instrução do processo deve estar em formato PDF e ser digitalizada em arquivos independentes.

Os tutoriais para a operacionalização da Mesa Virtual do SIPAC e os Guias de Instrução Processual referentes a cada processo estarão disponíveis no site do PAE, no menu “Tutoriais”. Informações a respeito de como instruir alguns dos processos também podem ser consultadas no Manual do Servidor, disponível no site da Progep. Outras informações pelo telefone (91) 3201-7551 e/ou e-mail protocologeral@ufpa.br.

Texto e arte: Assessoria Progep

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