Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 19h35 | Última atualização em Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 19h29

No ano de 1985, teve início os primeiros estudos para criação de um Sistema de Arquivos para a Universidade Federal do Pará, visando a elaboração de um projeto, com o objetivo de estruturar de forma  sistêmica, os Serviços de Comunicação e Arquivos.      
Em 1986, com a aprovação do Convênio nº 88, celebrado entre MEC/SESU/UFPA-Programa Nova Universidade fase II, o Arquivo Central foi contemplado com o Projeto nº 48-Sistema de Arquivos da UFPA: implantação e implementação.     
Em 1988, foi instituído o Sistemas de Arquivos da  Universidade Federal do Pará, através da Resolução nº 590 de 21 de dezembro de 1988. A partir desta data, foi criado o Arquivo Central, órgão coordenador do Sistema de Arquivos, subordinado a Pró-Reitoria de Administração.
Em 2006, com a aprovação do novo Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal do Pará, o Arquivo Central  define-se como Órgão Suplementar, vinculado ao Reitor, sendo seu Regimento aprovado em 31 de março de 2009 - Resolução nº 662 CONSUN - Anexo I.6 - Órgãos Suplementares. 
Como órgão central do Sistema de Arquivos, o Arquivo Central tem como finalidade avaliar, selecionar e organizar o patrimônio documental produzido pela Instituição, custodiando-o e tornando-o acessível a consulta administrativa, bem como , garantir a preservação da memória histórica e científica da UFPA, protegendo seu acervo arquivístico para servir de referência, informação, prova e fonte de pesquisa.  

Fim do conteúdo da página