Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Arquivo Permanente
Início do conteúdo da página

Arquivo Permanente

Publicado: Domingo, 16 de Julho de 2017, 17h23 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2019, 19h03 | Acessos: 404

 O Acervo Arquivístico

Documentos custodiados em caráter permanente, com datas-limite desde 1914 a 2017, mensuração aproximada em 6.030,00 metros lineares, abordando assuntos sobre educação; ensino superior; comunicação; saúde; ciência e tecnologia; meio ambiente e recursos naturais; administração; orçamento e finanças; e gerenciamento de pessoal. Gênero documental textual, bibliográfico, iconográfico e cartográfico. Estado de guarda e preservação bom, regular e sofrível, e descrição arquivística do Acervo, com base na (NOBRADE, 2006). Dissemina informações por meio de instrumentos de pesquisa.

 

GRUPOS

Administração política na UFPA

Documentos produzidos e recebidos pela Universidade Federal do Pará no período do governo militar (1967-1980), referentes à repressão política. Contendo declarações, processos, portarias, ofícios, circulares

(originais e cópias) sobre estrutura administrativa e acadêmica, contratação de docentes, vida acadêmica de alunos, funcionários envolvidos em processos administrativos disciplinares e militares ativos da Base do Comando Aéreo de Belém ligado à Universidade. Ditadura Militar na UFPA. Enviados ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, para composição da Série - Memórias reveladas. (Textual. Iconográfico - 04 fotografias. 01 caixa-arquivo).  

 

Escola de Farmácia - BR PAUFPA 01.02

Documentos produzidos e recebidos (1903-1983), diário de classe com notas da disciplina ‘Estudos de Estudos Brasileiros’, tese de doutoramento com ata da Professora Rute de Vasconcelos Brazão. Histórico escolar, (Textual. 01 caixa. Em fase de tratamento).

 

Escola Livre de Odontologia do Pará - BR PAUFPA 01.03

Documentos produzidos e recebidos (1914-1970) incluindo atas de reuniões, admissões, exame de seleção, designações, reformulação curricular, colação de grau, concurso de habilitação, matrículas, rendimento e frequência de alunos, mapas de notas, termos de notas e exames, assentamentos individuais de alunos, autênticas de exames de alunos, controle de frequência de pessoal administrativo e docente, concursos de habilitação de 1ª a 3ª épocas e admissão de alunos. (Textual. 32 caixas-arquivo; 25 livros).

 

Escola de Chímica Industrial do Pará. Escola de Química Superior do Pará. Escola de Química do Pará – BR PAUFPA 01.04

Documentos produzidos e recebidos (1919-1999), retratando as atividades acadêmicas e administrativas, regimento interno, inventário de bens patrimoniais. Incorporação da Escola à UFPA. Relatórios de atividades e correspondências. (Textual. Mídia - 01 CD ROM. 02 caixas-arquivo).

 

PROAD – Diretoria e Coordenadoria de Acordos contratos e Convênios – RB PAUFPA 01.05

Documentos produzidos e recebidos (1933-1999) contendo termos, aditivos, relatórios, encargos patronais, pagamentos de pessoa física e jurídica, prestação de contas e correspondências, referente aos acordos, ajustes, contratos e convênios celebrados entre a UFPA com empresas e instituições nacionais e estrangeiras.  02 Volumes. (Textual. 888 caixas-arquivo).

 

Escola de Engenharia do Pará – BR PAUFPA 01.06

Documentos produzidos e recebidos (1930-1995) compreendendo inventários de materiais, matriz curricular, termos de posse e nomeação de docente, registro de títulos, atas das sessões da Congregação, atas do Conselho administrativo, termos de colação de grau e de diplomas, termos de exames finais, resultado de exames, currículo, concurso para livre docência, cadastro universitário, trancamentos de matrícula, registro de certificados do Conselho Departamental, concurso de habilitação do Curso de Engenharia, Diretório Acadêmico de Engenharia, correspondências.  ( Em fase de tratamento).

 

Escola de Contabilidade Fênix Caixeiral Paraense. Faculdade de Ciências Econômicas Contábeis e Atuariais do Pará – BR PAUFPA 01.07

Documentos produzidos e recebidos (1922-1973), contendo regimento interno; livro de visitas, programas didáticos, atas de Conselhos e reuniões, concurso de habilitação, matrículas, assentamentos individuais de alunos, provas e exames parciais e finais, relatório de atividades. (Textual. 30 caixas-arquivo).

 

Administração Geral BR PAUFPA 01.08

Documentos produzidos  desde 1958 a 1988. Relatórios demonstrando o sistema patrimonial de bens móveis e imóveis; propostas orçamentárias anuais; sistema financeiro; sistema orçamentário; balancetes, tomadas de contas e prestação de contas. (Textual. 163 livros).

 

Publicações seriadas BR PAUFPA 01.09

Documentação constituída de recortes de Jornais a partir de 1961 a 2017.  Contendo artigos de O Estado do Pará, Folha do Norte, Folha de São Paulo, Correio Brasiliense, Jornal do Brasil, A Província do Pará, O Liberal, Diário do Pará, CLIPPING e Jornal Beira do Rio”. Divulgando as ações da pesquisa e projetos realizados pela UFPA com a produção de reportagens sobre descobertas científicas, inovações pioneiras do meio ambiente, tecnologia, desenvolvimento sustentável, propostas de aperfeiçoamento e difusão do conhecimento em todas as áreas da ciência na UFPA. (Textual e iconográfico. 102 caixas-arquivo).

 

Pró Reitoria de Gestão e Administração de Pessoal BR PAUFPA 01.10

Documentos produzidos desde 1958 a 2009. Contendo exames; processos seletivos, admissões, editais, provas e portarias, referente à administração de pessoal na UFPA. (Textual. 154 caixas-arquivo).

 

Escola de Serviço Social do Pará BR PAUFPA 01.11

Documentos produzidos e recebidos desde 1950 a 1969. Contendo documentos de reconhecimento do Curso, regimento do diretório, estrutura curricular, concurso de habilitação, matrículas, provas, exames parciais e finais, relatórios de atividades. (Textual. 03 caixas-arquivo).

 

Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária RB PAUFPA 01.12

Documentos produzidos e acumulados desde 1972 a 1984. Incorporando atos normativos, decisões, fatos ocorridos, gestão de pessoal, programas, projetos, ações administrativas e convênios. Colaboração da Sociedade de Preservação aos Recursos Naturais e Culturais da Amazônia- SOPREN. Correspondências expedidas e recebidas, agradecimentos e congratulações. Eventos retratando a cultura popular, comemorações cívicas, religiosas ocorridas no processo de interiorização da UFPA nos municípios do Estado do Pará.  (Textual cartográfico e iconográfico. Em fase de tratamento).

 

Pró Reitoria de Extensão BR PAUFPA 01.13

Documentos produzidos desde 1976 a 1988. Abrangendo projetos, relatórios e programas especiais. (Textual. 63 caixas-arquivo).

 

Núcleo de Educação em Macapá BR PAUFPA 01.14

Documentos produzidos e acumulados pelo Núcleo de Educação em Macapá – NEM, Governo Territorial Federal – GTFA, Macapá – Amapá, desde 1970 a 1988. Contendo convênios realizados para a manutenção permanente da unidade administrativa e acadêmica com realização de cursos de capacitação, recursos humanos, licenciatura polivalente e nonovalente para o ensino de 1º e 2º grau, habilitação no ensino da ciência, realização de processo seletivo de vestibular, cursos especiais de técnica de enfermagem e redação, eventos, controle de frequência de pessoal, folhas de pagamentos, inventário de material e equipamentos permanentes, encargos patronais e prestação de contas. (Textual. 92 caixas-arquivo).

 

Cooperativa Habitacional de Servidores BR PAUFPA 01.15

Documentos produzidos desde 1987-1997, contendo criação, estatuto, bens imóveis, posses, invasões, pagamentos de mensalidades, contratos e rescisões contratuais, balanços e balancetes referentes à administração e extinção da Cooperativa. (Textual. 10 caixas-arquivo).

 

Casa da Estudante Universitária BR PAUFPA 01.16

Documentos produzidos sob a gestão da Pró Reitoria de Extensão da UFPA, desde 1966 a 1996. Contendo estatuto, regimento, regulamento interno, frequência de pessoal administrativo, bolsas de trabalho, inventário patrimonial, cursos, reportagens, relatórios de atividade e correspondências. (Textual. 06 caixas-arquivo).

 

Acervo Professor Jean Hèbette BR PAUFPA 01.17

Documentos produzidos e recebidos desde 1970 a 2000, contendo Projetos, programas de pesquisa, relatórios e correspondências, constitui referência para os que estudam o processo de ocupação da Amazônia, em particular ao campesinato da região e relações institucionais, nacionais e internacionais do professor como pesquisador no Brasil. (Textual,  cartográfico e iconográfico. (Em fase de tratamento)

 

Fim do conteúdo da página